Antes de escrever mais um capítulo da carreira em Valinhos neste sábado, dupla conversou com o g1 e falou sobre ‘driblar’ situações ruins para se manter no topo da música sertaneja. Expectativa do projeto é de feats com Luan Santana e Ana Castela. Zé Neto e Cristiano conversam com o g1 antes de DVD em Valinhos
Quando se trata de Zé Neto e Cristiano tudo é em grandes proporções. Um dos maiores nomes da música sertaneja atual, a dupla se mantém na prateleira alta do gênero há oito anos com os pés em um repertório bem cuidado, que dialoga entre romantismo e canções animadas. Entretanto, o outro lado disso é que as dimensões dos problemas recentes também não foram pequenas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Entre novembro e dezembro do ano passado, uma cirurgia com o filho caçula de Cristiano e um grave acidente de Zé Neto mais uma vez colocaram à prova os planos de se manter no topo. Na ocasião, a dupla vinha de um dos maiores acertos na carreira e alcançou o topo do Brasil ao ter o álbum “Escolhas”, que descortinou hits como “Barulho de Foguete”, “Oi, Balde” e “Pátio do Posto”, como o mais ouvido do país em 2023, com 647 milhões de execuções em apenas quatro músicas.
Antes disso, os músicos já haviam passado por momentos de instabilidade, entre problemas de saúde e polêmicas, as quais eles disseram ao g1 em agosto que aprenderam com os erros. A necessidade de serem “camalões”, ou seja, sempre se adaptar a eventuais problemas que surgem, leva Zé Neto e Cristiano a Valinhos (SP) neste sábado (9) para escrever um novo capítulo profissional com a gravação de um novo DVD.
Zé Neto e Cristiano durante ensaio para DVD em Valinhos que será gravado neste sábado
Allysson Moreno
Na noite de sexta-feira (8), antes do ensaio geral no Brahma Valley, palco do DVD que recebeu o nome de “Intenso”, os amigos de São José do Rio Preto (SP) conversaram com o g1 e falaram sobre a facilidade que têm de deixar sempre as coisas ruins no passado para focar sempre na excelência no trabalho e detalharam a intenção com o novo projeto, que eles mesmo resumem como “romper com o comum”.
“A gente já está calejado. Tudo o que passamos na vida, desde criança, nunca foi fácil. A gente não gosta de contar história triste. Para a gente está tudo certo. Todo mundo tem problema, é que a nossa vida é pública e aparece. Tem que pensar pelo lado positivo, o filho do Cris operou, mas está bem, eu sofri um acidente, mas estou vivo, e agora a gente vai gravar o melhor DVD das nossas vidas sem sombra de dúvidas”, disse Zé Neto.
Em novembro, o filho caçula de Cristiano, na ocasião com apenas cinco meses, foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot, uma doença congênita rara caracterizada por uma série de malformações no músculo cardíaco, e precisou passar por uma cirurgia no coração.
Um mês depois, na noite de 5 de dezembro, Zé Neto sofreu um grave acidente de carro na BR-153, em Fronteira (MG), quando voltava de seu rancho – a esposa dele, Natália Toscano, vinha no carro de trás com os dois filhos. O carro do cantor capotou depois de bater em uma carreta e ficou totalmente destruído. O músico ficou uma semana internado com três costelas fraturadas e uma lesão pulmonar. No fim de dezembro, a dupla retomou a agenda de shows.
Zé Neto e Cristiano com fã clube antes de DVD
Allysson Moreno
‘Melhor da carreira’
A expectativa de “melhor DVD da carreira” a qual Zé Neto se referiu se justifica por alguns elementos. Pela primeira vez, a dupla vai apostar em participações em um projeto de músicas inéditas. A presença de Luan Santana e Ana Castela, duas das maiores estrelas da música brasileira atual, deixou a ansiedade dos fãs ainda maior, tanto que os ingressos, que eram limitados, estão esgotados.
A previsão é que haja mais “feats” além de Ana e Luan, mas os nomes não foram confirmados pelos cantores. No total, serão 24 faixas inéditas.
O momento mais leve e com um repertório mais ousado, para “sair da caixa” do que já fizeram na carreir,a é possibilitado pelo pavimento que construíram desde quando estouraram com a canção “Seu Polícia”, em 2016, e fixaram uma base de fãs tão grande que, atualmente, podem “experimentar’ mais coisas diferentes.
“Tudo tem prós e contras. As pessoas começam a perceber essa identidade, hoje a gente vive a identidade que repertório que eu sempre sonhei para a gente, mas é mais díficil porque chega muita música nesse estilo. A gente tem o público fiel assim, mas a gente vive um momento que está tudo muito caro, para ir em evento, então o público vai escolher sempre o artista que vai lotar mais, então você tem que sempre acertar no repertório. Mas ao mesmo tempo é muito legal gravar o que a gente quer, você não ficar mais escravo de gravar algo mesmo não querendo”, explicou Cristiano.
Zé Neto e Cristiano
Marcello Carvalho/g1
Mais tranquilos e consolidados
A vontade de fazer diferente é exatamente o que provocou a dupla a finalmente colocar as participações no novo DVD. “A gente só pode fazer isso quando você está consolidado. Depois de tantos anos de sucesso, a gente tem uma história e agora a gente tem a liberdade de trazer propostas novas, pessoas com tendências novas, passeando por alguns estilos, trabalhar em outros ritmos”, pontuou Zé Neto.
O momento leve depois do turbilhão de problemas se estendeu também à vida pessoal. Depois de declarar em entrevistas recentes que passou por um momento de excesso de consumo de álcool e remédios, provocando até uma internação, Zé Neto afirmou que hoje está muito mais equilibrado em relação a isso.
“A gente começou a carreira dois meninos. Hoje já somos adultos, fiz 34 anos agora, o Cris vai fazer 36, a gente tem uma mente mais madura e hoje a gente consegue conviver com o álcool de uma maneira mais adulta. Beber, curtir”, finalizou.
Zé Neto e Cristiano vão gravar DVD em Valinhos
Marcello Carvalho/g1
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas