27 de dezembro de 2024

Zé Neto e Cristiano vão de Ana Castela a Leo Santana em festival de ‘feats’ na gravação de novo DVD

Dupla escreveu novo capítulo da carreira neste sábado em Valinhos. Sequência de participações de grandes astros da música ainda teve Luan Santana, Simone Mendes e Menos é Mais. g1 acompanhou; veja vídeo. Zé Neto e Cristiano gravam DVD em Valinhos
Zé Neto e Cristiano escreveram, neste sábado (9), um novo capítulo de uma carreira já acostumada ao sucesso e aos grandes hits. A dupla, um dos maiores nomes da música sertaneja recente, gravou o novo DVD, “Intenso”, no Brahma Valley, em Valinhos (SP) e, diferentemente de projetos anteriores, apostou em uma sequência de participações estreladas que foram de Ana Castela a Leo Santana.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O festival de ‘feats’ com astros da música brasileira ainda teve Luan Santana, Simone Mendes e o grupo Menos é Mais. A dupla Bruno Cesar e Rodrigo também fez uma participação com os cantores. O projeto grandioso marca uma nova fase da carreira dos artistas, livre de instabilidades recentes, como o problema de saúde do filho de Cristiano e o acidente de carro de Zé Neto no fim do ano passado.
Um dia antes da gravação, eles conversaram com o g1 sobre o momento atual. O portal também esteve presente no DVD. Assista no vídeo acima alguns trechos e veja como foram as participações.
Zé Neto e Cristiano e Leo Santana
Fernando Rozolfo
Mais maduros e com a estabilidade de pelo menos oito anos de auge, o que rendeu a dupla um fã clube consolidado, que inclusive estava em peso neste sábado, Zé Neto e Cristiano se permitiram experimentar canções “fora da caixa” e se abriram às participações, algo que não costumavam fazer em projetos de carreira.
O resultado foi uma catarse com o público já durante a gravação, mesmo com um repertório de 24 músicas inéditas. O auge foi justamente os feats, que, reuniu grandes popstars da atualidade e contemplou, além do sertanejo, o pagode do Menos é Mais e o swing do pagode baiano de Leo Santana.
Zé Neto e Cristiano gravaram DVD em Valinhos
Marcello Carvalho/g1
Aclamados
A abertura do DVD foi com músicas que já eram conhecidas do público por terem sido divulgadas antes nas redes sociais no formato de “guias”. O método, popular na música sertaneja, consiste em lançar uma versão “crua” da canção para que o público já aprenda a letra e chegue na gravação sabendo cantar, o que deixa a relação com o público mais “quente”.
“Deu Moral”, “Pulando o Muro” e “Ela sonhou” abriram a noite e mostraram ser músicas com potenciais para ficar em listas de mais tocadas das plataformas digitais. As primeiras participações foram também as mais esperadas e ovacionadas.
Primeiro, Ana Castela subiu ao palco e gravou com a dupla uma canção com a assinatura da “boiadeira” – não por acaso, Cristiano disse que a faixa foi escolhida por ela. Luan Santana, totalmente aclamado, cantou com Zé Neto e Cristiano uma das canções mais românticas do projeto, assim como Simone Mendes.
Em seguida, o batidão da introdução puxada pela banda já dava o tom de que o “gigante” estava chegando. Totalmente à vontade no universo sertanejo, Leo Santana subiu ao palco, brincou, dançou, cantou uma das músicas mais “pra cima” do DVD e encantou a plateia. Mesmo encanto provocado pelos músicos do Menos é Mais, liderados pelo vocalista Duzão.
Zé Neto e Cristiano com os filhos em gravação de DVD
Fernando Rozolfo
Emoção
Além das participações, o DVD também teve outro ápice. “Homem da Casa”, também uma das faixas que já haviam sido divulgadas em redes sociais, conta a história de um pai que pede desculpas ao filho por ficar muito tempo ausente para trabalhar.
Obviamente, a escolha não foi por acaso. A situação é vivida por todo artista que está na estrada e foi motivo inclusive de um desabafo de Zé Neto, na Festa do Peão de Americana em 2019, quando, à época, ele chorou e disse que o filho nem “queria falar com ele pela rotina de shows”.
Os cinco anos que se passaram trouxeram mais filhos à dupla – Cristiano tem três e Zé Neto dois – e uma maior flexibilidade na agenda justamente para ficarem próximos da família.
Na hora de gravar a canção, os cantores sentaram em duas poltronas no palco e fizeram uma interpretação introspectiva, cada um com um filho no colo. Depois, Natália Toscano e Paula Vaccari, esposas de Zé Neto e Cristiano, respectivamente, subiram ao palco com as outras crianças.
Em novembro, o filho caçula de Cristiano, na ocasião com apenas cinco meses, foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot, uma doença congênita rara caracterizada por uma série de malformações no músculo cardíaco, e precisou passar por uma cirurgia no coração. Depois de ficar internado, ele se recuperou.
Por isso, no momento em que a esposa subiu ao palco com Miguel no colo, ele foi tomado pela emoção, pegou o bebê e disse: “Vocês já viram um milagre de perto? Então eu vou mostrar para vocês o milagre”.
A gravação terminou como começou, com o público em êxtase e um evidente sinal de acerto no repertório e nas participações, o que deve manter o topo de Zé Neto e Cristiano no gênero, indo ao encontro do último álbum, “Escolhas”, que descortinou hits como “Barulho de Foguete”, “Oi, Balde” e “Pátio do Posto”, e foi o mais ouvido do Spotify em 2023.
Zé Neto e Cristiano e Simone Mendes
Fernando Rozolfo
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias