19 de setembro de 2024

Bombeiros dão dicas para prevenir incêndios florestais durante tempo seco em MS

Limpar terrenos com fogo é crime ambiental e os focos de incêndio podem se espalhar. Outra orientação é não jogar bitucas de cigarro onde tem vegetação. Baixa umidade do ar no estado influencia na formação de queimadas
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A onda de frio que chegou em Mato Grosso do Sul nesta semana fez com que pelo menos 19 municípios fossem atingidos por geadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fenômeno ‘queima’ a vegetação e faz com que ela fique mais seca. Essa condição combinada com a baixa umidade do ar favorece ocorrências de incêndios florestais.
Criar aceiros nos terrenos a partir da limpeza da vegetação em um espaço de 1,5 m para evitar queimadas vizinhas, pode evitar que, em caso de incêndio, as chamas se espalhem. Também é necessário recolher folhas secas e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há plantação.
Com o objetivo de prevenir queimadas tanto na área rural quanto na urbana, os bombeiros alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo. Além de ser crime ambiental, a baixa umidade faz com que os focos de incêndio se espalhem mais rápido.
Outra orientação dos bombeiros é evitar descuidos que podem ser determinantes para causar incêndio. Deixar algo com fogo, como uma vela, por exemplo, perto de madeira, papel e tecido.
Como há mais possibilidades de focos de incêndios com a volta do calor, os militares já estão monitorando as áreas para prevenir incêndios. Segundo o tenente coronel Waldemir Moreira Júnior, atemperatura, vento e umidade relativa do ar influenciam diretamente na formação e propagação das queimadas.
O número para relatar princípios de incêndio é o 193, do Corpo de Bombeiros.

Mais Notícias