19 de setembro de 2024

PT de Campo Grande tem segundo turno entre grupos de Zeca e Biffi

Eleição para a presidência do PT será decidida em segundo turno. No domingo, mais de 900 militantes foram às urnas em Campo Grande. A eleição para a presidência do diretório municipal do PT em Campo Grande será decidida em um segundo turno, no dia 30 de abril. De um lado está Maria Rosana, que tem o apoio do atual presidente estadual do partido, Antônio Carlos Biffi, e de movimentos sociais. E do outro está Agamenon do Prado, com apoio do deputado federal e ex-governador Zeca do PT, além de inúmeras lideranças. No domingo (9), cerca de 900 petistas foram às urnas na capital sul-mato-grossense.
Ao lado de Maria Rosana estão ainda a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). Já com Agamenon estão também o deputado federal Vander Loubet e os parlamentares estaduais Cabo Almi e João Grandão.
Por meio de Agamenon do Prado e Maria Rosana, respectivamente, Zeca e Biffi revivem as disputas internas entre o ex-governador e o ex-senador Delcídio do Amaral (hoje sem partido). Biffi era um dos principais aliados de Delcídio no PT.
A eleição terá segundo turno porque nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos. Agamenon do Prado obteve 418 votos; Maria Rosana recebeu 394; e Orlando Almeida, 82.
De acordo com a assessoria de imprensa do PT, foram 894 votos válidos em Campo Grande, 47 brancos e 21 nulos, totalizando 962 votantes, pouco distante da estimativa esperada de 1,5 mil. No domingo, o PSDB também elegeu o presidente para o diretório tucano de Campo Grande.
Diretório Municipal
Além da eleição para a presidência do partido, os militantes também votaram nas chapas para o diretório municipal.
A chapa Experiência Militante, encabeçada pela Maria Rosana, com apoio do presidente estadual Antônio Carlos Biffi, foi a vencedora com 364 votos e vai ocupar o maior número de cadeiras. A chapa também contou com apoio da secretária estadual de Finanças do partido, Kelly Cristina da Costa, do presidente da Fetems, Roberto Botarelli, e o presidente da CUT, Genilson Duarte.
Na sequência, com 179 votos, veio a Chapa PT da Base, apoiada pelos mandatos do deputado Cabo Almi e do vereador Ayrton Araújo. Em terceiro lugar apareceu a Chapa Construindo um Novo Brasil com a Militância e com o Povo, apoiada pelos mandatos dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT, com 172 votantes.
Ex-BBB
A Chapa A Esperança é Vermelha, da Articulação de Esquerda, apoiada pelo candidato Orlandinho, pelo deputado estadual Pedro Kemp e pelo ex-BBB Ilmar Renato, o Mamão, obteve 82 votos, seguida pela Chapa Democratizar para Reconstruir, apoiada pelo mandato do deputado João Grandão, que somou 66 votos. Por fim, com 57 votos, ficou a Chapa Esquerda Viva, apoiada pelo mandato do deputado Amarildo Cruz. Tiveram ainda 4 votos nulos e 38 brancos nas chapas municipais.

Mais Notícias