24 de dezembro de 2024

Saiba como usar o e-mail para otimizar o seu negócio

Mesmo com novas tecnologias, ferramenta ainda é muito útil no ambiente corporativo
Organização e divulgação são palavras-chave do envio (Foto: Shutterstock)

O surgimento do e-mail é anterior à criação da própria internet. Os e-mails foram criados inicialmente como uma ferramenta de mensagens eletrônicas entre redes. Depois da criação da, hoje indispensável, internet, o e-mail tornou-se um dos meios mais rápidos e eficientes de comunicação com o mundo inteiro. E mesmo hoje, com diversas opções de ferramentas para mensagens instantâneas, para o mundo corporativo o e-mail ainda é o campeão na comunicação interna e externa. No conteúdo de hoje, vamos te ensinar como usar o e-mail para otimizar o seu negócio. Confira!
Porém, como toda ferramenta, o mau uso pode ser prejudicial para o seu negócio e até para a produtividade da equipe. Por isso, fique atento às dicas que separamos para que o uso do e-mail, como ferramenta de comunicação interna ou de divulgação da empresa, seja sempre o seu aliado para uma boa gestão.Boas práticas com o e-mail corporativo
É importante lembrar que o uso do e-mail corporativo deve seguir algumas técnicas para que não haja nenhum constrangimento no ambiente de trabalho. Práticas como utilizar linguagem adequada, ser claro e objetivo no assunto do e-mail e usar uma assinatura com informações importantes sobre você (como nome, cargo e telefone, no mínimo), auxiliam na boa comunicação entre funcionários e otimizam a troca de informações.
Deve-se tomar cuidado para não cometer gafes, como responder um e-mail para todos da empresa quando a mensagem é pessoal ou enviar mensagens com palavras esquisitas por conta do uso do corretor ortográfico do celular, já que responder e-mails pelo smartphone é prática cada vez mais comum. Para isso, sempre releia a mensagem e os destinatários antes de clicar no botão de enviar.
Por fim, sempre tente responder seus e-mails de trabalho de prontidão. Mesmo quando a mensagem é enviada para você por engano, com certeza alguém ficou esperando uma resposta. A eficiência na troca de informações é peça chave da produtividade de uma empresa.
Os e-mails como forma de divulgação
O uso do e-mail pode também ser uma ótima estratégia para a divulgação de sua empresa. Pesquisas apontam que os e-mails são a principal fonte de geração de leads para 89% dos profissionais de marketing. E, apesar de estarmos vivendo na era das redes sociais, uma mensagem tem uma probabilidade cinco vezes maior de ser vista em um e-mail do que em postagem no Facebook. Por isso o e-mail marketing é uma ferramenta tão utilizada nas empresas de sucesso.

Se sua empresa ainda não possui estratégia de divulgação via e-mail marketing, vale a pena estudar mais a fundo o assunto para, quem sabe no futuro, aplica-lo em seu negócio. Atualmente existem diversas plataformas que oferecem o serviço, pesquise qual se encaixa melhor no seu caso e divulgue sua marca para o mundo!
E lembre-se: para maiores dúvidas ou orientações sobre outras formas de otimizar o seu negócio, sempre procure um de nossos consultores.

Mais Notícias