2 de outubro de 2024

BRK diz que água está própria para consumo após torneiras ficarem com ‘cheiro de esgoto’

População começou a reclamar da água que chegou às torneiras no início da semana. Procon cobrou explicações da empresa e fiscaliza a venda de água mineral, que teve aumento na procura. Gerente de operações da BRK explica sobre o mau cheiro na água
O problema com odor forte, parecido com esgoto, e cor turva da água fornecida à população de Palmas já está resolvido, segundo informou a BRK. Em entrevista à TV Anhanguera, o gerente de operações Pedro Gobbo explicou que após procedimentos e mudança no tratamento químico, a água já está própria para ser consumida.
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Depois de reclamações da população, o Procon Tocantins notificou a concessionária na terça-feira (1º), cobrando medidas para normalizar o fornecimento e explicações sobre o mau cheiro. O gerente afirmou que a concessionária está formulando as explicações para repassar ao órgão.
Água foi motivo de reclamação da população de Palmas
TV Anhangeura/Reprodução
Pedro afirmou que uma das causas do problema foi diminuição no nível do Ribeirão Taquaruçu, que abastece a capital, por causa do tempo seco.
“Nesse ano a gente vivenciou um período de estiagem muito diferente do que a gente estava acostumado […] A oferta hídrica reduziu e com isso o volume de água do Ribeirão Taquaruçu, que é onde nós fazemos a captação de água para tratar, ele reduziu drasticamente, Junto com a água bruta que a gente capta, veio pedaço de vegetação […] Tudo isso foi junto para a estação de tratamento”, explicou.
Com a matéria indesejada na estação, foi preciso fazer alterações na forma de tratar a água, disse o gerente. “Fizemos uma adaptação no processo, com outros tipos de produto químico para poder tratar esse odor. Na segunda-feira, quando a gente percebeu que estava saindo esse odor característico, a gente adequou para a remoção desse odor”.
Nesta quarta-feira (2), a água que sai da estação de tratamento está normalizada, garantiu o gerente de operações da BRK. “O que as pessoas podem estar percebendo ainda hoje é aquela água que estava na caixa d’água, aquela água que estava ainda no finalzinho da rede. Mas reforço que não é uma água que traz risco à saúde porque todos os parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos da água estão sendo atendidos e sempre estiveram sendo atendidos, inclusive neste período”, afirmou Pedro, destacando que mesmo com uma cor ou odor diferente, não vai causar problemas à saúde.
Equipes da BRK estiveram nos bairros de Palmas para garantir a regularização do fornecimento, de acordo com o gerente. “Em todas essa regiões a gente deu descarga na rede até que a situação normalizasse. Então no que diz respeito às redes, a gente pode dizer que em maior parte da cidade isso já está normalizado. Agora é o período da caixa d’água da pessoa, da tubulação interna da residência esgotar essa água”, explicou.
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Fiscalização
Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins, informou à TV Anhanguera, que além de tomar providências com relação ao fornecimento de água, também está averiguando se houve aumento abusivo no preço da água mineral, que teve grande procura na terça-feira (1º).
Procon fiscaliza preço da água mineral em Palmas
“Notificamos a concessionária, estamos aguardando a resposta dela e pedimos também que ela tomasse as providências necessárias para que esses problemas fossem corrigidos”, afirmou o superintendente.
Em uma distribuidora da região sul, filas se formaram para conseguir o produto. A empresa explicou ao g1 que vendeu, em um dia, pelo menos 500 galões. Os fiscais do órgãos visitaram comércios na manhã desta quarta-feira para ver como está a oferta de água em garrafa ou galão.
“Fiscalizamos mais de 12 empresas e somente em uma empresa faltava água. Então o comércio está sortido, tem água em estoque então há há porquê dessa correria do consumidores aos supermercados. A gente sabe que isso acaba desencadeando outras situações, porque pode acontecer de alguns comerciantes tentar aumentar o preço desse produto. É importante ressaltar que em todas as empresas que fiscalizamos hoje não encontramos irregularidades”, afirmou.
O superintendente interino explicou que o Procon não tem uma pesquisa de preços somente de água mineral, mas que nesta quarta-feira encontrou preços considerados dentro do normal em Palmas.
“A gente não constatou nada anormal. Porém, se os consumidores encontrarem alguma situação, entre em contato com o Procon imediatamente e registre essa denúncia. Até pedimos que se o consumidor desconfiou de alguma irregularidade e comprou o produto, pegue a nota fiscal ou cupom fiscal, porque esse documento já vai servir como prova para que o Procon possa fazer a autuação nessa empresa”, orientou.
Enquanto as reclamações com relação ao fornecimento de água em Palmas continuar, Magno afirmou que o Procon vai seguir acompanhando a situação no comércio. Com relação à BRK, o órgão já pediu esclarecimentos sobre as condições da água fornecida à população.
Para denunciar, o cidadão pode entrar em contato com o Procon pelo Whatsapp (63) 99216-6840.
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