14 de novembro de 2024

Casos de dengue voltam a crescer e a preocupar autoridades de saúde no Brasil


Em 2024, até o dia 7 de novembro, o Brasil registrou cerca de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, quase quatro vezes mais que em 2023. Casos de dengue voltam a crescer no Brasil
Os casos de dengue voltaram a crescer e a preocupar autoridades de saúde no Brasil.
A visita é só para confirmar que os cuidados contra a dengue na casa do aposentado Licevaldo Brito estão em dia.
“Vazão de água ali, vocês viram que está com tela, calhas são limpas, constante, folhas não ficam dentro da calha”, diz.
Casos de dengue voltam a crescer e a preocupar autoridades de saúde no Brasil
Reprodução/TV Globo
Mas nem toda casa que a – agente de endemias Lourdes Aparecida dos Reis visita em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, é desse jeito.
“O que eu mais encontro de errado é caixa destampada, calhas, os pratinhos, aquelas caixas de resto de construção que as pessoas tiram e não tem a sensibilidade de tapar”, afirma.
Agente de endemias visita casas em BH
Reprodução/TV Globo
Dez minutos é tempo suficiente pra dar uma conferida no quintal e verificar se não tem água parada – principalmente agora no período chuvoso. Atenção com as garrafas, que precisam ficar assim viradas para baixo… uma tampinha com agua é suficiente pra que o Aedes Aegypit se reproduza e circule por um quarteirão inteiro.
Em 2024, até o dia 7 de novembro, o Brasil registrou cerca de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, quase quatro vezes mais que em 2023. O consultor científico da Sociedade Brasileira de Infectologia Carlos Starling teme que 2025 seja mais um ano difícil em relação a doença no país. Segundo ele, a explicação pode estar nas mudanças climáticas.
“Com aquecimento global e com as condições climáticas que nós temos hoje, que basicamente nós não temos muita diferença entre verão e inverno, isso favorece muito um ciclo mais rápido e mais ágil do vetor. E, com isso, é provável que a situação 2025 seja semelhante ao que tivemos em 2024”, diz o infectologista Carlos Starling.
O Ministério da Saúde lançou um plano de combate à dengue em setembro com campanhas, suporte a estados e municípios.
“A vacinação é um outro elemento. A vacinação nesse momento na faixa etária de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e a nossa recomendação é para que aqueles municípios onde houve vacinação que, por favor, os responsáveis levem as crianças e os jovens para a segunda dose de vacina. Isso é muito importante também”, afirma Nisia Trindade, ministra do Ministério da Saúde.
Brasil registrou cerca de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, em 2024
Reprodução/TV Globo
A atendente Yule Suely sabe que o que ela faz, ou deixa de fazer em casa, tem consequências.
“Temos que ajudar todo mundo, que aqui é uma comunidade. Não só pensando na sua família, mas na comunidade, porque precisamos uns dos outros”, diz.
LEIA TAMBÉM
Mais de mil pessoas morreram por causa da dengue em Minas Gerais este ano, diz Ministério da Saúde
Brasil passa de 5 milhões de casos de dengue

Mais Notícias