Prefeitura disponibilizou três abrigos temporários para os moradores que tiveram que deixar as próprias casas. Temporal em Peruíbe deixa cidade alagada
Nove dos 14 bairros de Peruíbe, no litoral de São Paulo, foram afetados pelas inundações que atingiram a cidade entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9). Imagens aéreas da Defesa Civil obtidas pelo g1, mostram a cidade debaixo d’água (veja acima). Segundo a Defesa Civil estadual, 442 pessoas estão desabrigadas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Conforme divulgado às 10h30 de quinta-feira, o município chegou a registrar 263 mm em 24h, volume superior aos 236 mm esperados para o mês de janeiro.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a cidade decretou situação de emergência devido aos alagamentos em diversos bairros. O órgão afirmou que os mais afetados são Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
Defesa Civil Estadual auxiliou no resgate de pessoas e animais que ficaram ilhados devido aos alagamentos em Peruíbe
Defesa Civil de SP
A prefeitura disponibilizou três abrigos temporários para os moradores que tiveram que deixar as próprias casas. São eles: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, Emef Prof. Maria Amélia e Emef Fernando Nepomuceno Filho.
Além disso, foram destinados quatro caminhões com material de ajuda humanitária, pela Defesa Civil Estadual em conjunto com o Fundo Social, com os seguintes materiais: 300 cestas básicas, 350 kits de limpeza, 350 kits de higiene, 350 kits de limpeza avulsos e 350 kits dormitório.
Leia também:
NOROVÍRUS: Causador de virose no litoral de SP tem rápida mutação; entenda
CRIME: Investigador atira contra a companheira e se mata após ser questionado sobre uso de cocaína
PRAIA GRANDE: Turista encontra dezenas de baratas mortas em praia: ‘Nojeira’
Impactos
A chuva intensa foi acompanhada por rajadas de vento, causando erosão, pontos de alagamento e enxurrada de acordo com a Defesa Civil Estadual.
Segundo a Defesa Civil municipal informou ao Estado, na Rua Tenente José Ignácio Monte Oliva, bairro Residencial Park D´Avielle, ocorreu uma erosão na via provocada pela enxurrada, então a área ficou isolada.
No bairro Caraguava, foram registrados pontos de alagamentos, que atingiram moradias e resultaram em 17 pessoas isoladas e resgatadas pelo Corpo de Bombeiros (CB).
Já nos bairros Vila Erminda, Araminguava, Venessa, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri também houve diversos pontos de alagamentos que atingiram moradias. Depois disso, mais pessoas ficaram desabrigadas, totalizando 442 moradores (137 famílias).
Vídeo de Peruíbe alagada na noite de quarta-feira
O órgão informou que houve deslizamentos em estradas rurais do município, sem impacto direto a residências. Após solicitação do governo municipal, uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) será encaminhada para fazer vistorias técnicas nessas áreas.
Abrigos
Na manhã desta sexta-feira, havia 442 desabrigados . Veja a distribuição dos moradores por local:
EMEF Profa. Maria Amélia: 154 abrigados;
EMEF Fernando Nepomuceno Filho: 120 abrigados;
EMEF Prof. Delcelia Joselita Machado Bezerra: 168 abrigados.
Ajuda humanitária
Chuva em Peruíbe, SP, supera a metade do esperado para o mês em 24h e deixa 233 desabrigados
Defesa Civil Estadual
Segundo o órgão estadual, agentes da Polícia Militar Ambiental (BPAmb), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam com nove embarcações no resgate dos moradores.
Nesta sexta-feira, às 10h, as equipes da Defesa Civil estadual que estão auxiliando o município se reunirão na sede da prefeitura para saírem com destino a missões.
Enquanto uma equipe vai vistoriar algumas áreas de risco de deslizamento acompanhada de geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a outra fará vistorias nos abrigos emergenciais e o controle da logística humanitária.
Peruíbe (SP) recebe ajuda humanitária devido ao temporal que deixou desabrigados
Defesa Civil de SP/Divulgação
115 mm em 3h
Em nota na última quarta-feira, a Prefeitura de Peruíbe informou que entre 1h e 13h de quarta-feira, a cidade registrou 120 mm de chuva. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, choveu 115 mm em três horas, entre as 8h e 11h, na quarta-feira.
Os transtornos causados pelas fortes chuvas incluíram a cheia do Rio Preto e seus afluentes. Os bairros: Caraguava, Ribamar, Jardim das Flores, Caraminguava, Estância dos Eucaliptos, Veneza e Nova Itariri estão entre os mais afetados.
Famílias de Peruíbe, SP, ficam desabrigadas após chuva
Não houve feridos nem pessoas encaminhadas a unidades de saúde devido às chuvas, de acordo com a última atualização enviada pela prefeitura.
Previsão
De acordo com a Defesa Civil, nesta sexta-feira (10) o dia será marcado pelo predomínio do sol entre algumas nuvens na região de Peruíbe. Ao longo da tarde, a soma do calor com a umidade do oceano dará condições para pancadas de chuva fracas a moderadas, que poderão ser seguidas de raios e ventos.
A corporação destacou que, por ora, os atuais modelos meteorológicos não indicam condições para acumulados significativos de chuva. Como o solo está encharcado devido à chuva das últimas horas, moradores devem prestar atenção em áreas mais vulneráveis porque há risco para transtornos.
Água da chuva ‘invadiu’ casa no bairro Jardim Caraminguava, em Peruíbe (foto à dir.)
Defesa Civil do Estado de São Paulo/Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos