26 de setembro de 2024

Com mais de 36ºC, cidade de SP tem recorde de calor pelo 3º dia seguido

Máxima registrada até agora pelo Inmet foi de 36,1ºC. Na tarde de quarta, a temperatura máxima, registrada às 16h, foi de 35,7°C. A terça (24) já havia sido o dia mais quente do ano, com 35,1ºC. Termômetro de rua marca 40ºC na Av. Washington Luís (corredor norte-sul), na altura do viaduto sobre a Avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A temperatura não para de subir na cidade de São Paulo e pelo terceiro dia seguido a capital bateu recorde de calor na tarde desta quinta-feira (26), com 36,1ºC. O registro foi no Mirante de Santana – a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na tarde de quarta, a temperatura máxima, registrada às 16h, foi de 35,7°C. Já na terça (24), a temperatura máxima já havia sido a mais quente do ano, com 35,1ºC.
Com as marcas, foi superada a máxima alcançada em 16 de março, quando os termômetros chegaram a 34,7ºC, no final do verão. O feito ocorre em meio à sétima onda de calor que o Brasil vive em 2024.
A previsão desta quarta do Inmet era que a capital tivesse máxima de 36ºC, com umidade de ar em 65%. Na sexta, a previsão é que a temperatura caia um pouco, com máxima de 30ºC, ainda acima da média de setembro, que é de 25,2ºC.
A maior temperatura para o mês é de 24 de setembro do ano passado, com 36,5°C, também segundo o Inmet. A média máxima para o mês é de 25,2°C.
Os números registrados em setembro deste ano, já estão maiores dos de setembro de 2023, quando os termômetros também marcaram temperaturas superiores a 36ºC.
Queda de energia
Sorveteria sem energia no Copan.
Reprodução/ Instagram
No dia de intenso calor, regiões do Centro de São Paulo tiveram queda de energia. O Copan foi um dos locais atingidos.
A sorveteria Temumami, que fica no térreo do edifício, ficou sem energia por volta de 13h.
“Quinta-feira, 15:46, SP tá com 36° graus nos termômetros e estamos há quase 2h sem energia. já deixamos de vender – num dia como hoje – pelo menos 150 sorvetes e ninguém sabe dizer o quanto mais isso vai durar. É inacreditável”, disseram em uma publicação.
Em nota, a Enel informou que está com equipes, neste momento, trabalhando para identificar a origem da ocorrência e restabelecer o fornecimento de energia no trecho de rede subterrânea que abastece alguns clientes.
Segundo a empresa, imóveis foram atingidos na Praça da República, Avenida Ipiranga, Barão de Itapetininga, Praça Júlio de Mesquita, Rua Helvetia e Rua Ana Cintra.
“A companhia também está mobilizando geradores para suprir a distribuição de energia, enquanto os técnicos atuam na identificação e solução definitiva da falha”.

Mais Notícias