Máquinas realizam tarefas do cotidiano e até dançam de forma autônoma. Evento gratuito é o maior da Amáerica Latina na categoria e pode ser visitado até domingo (17). Goiânia recebe encontro de robótica e inteligência artificial até domingo
Uma competição de robótica reúne mais de 1 mil estudantes do Brasil e outros cinco países, em Goiânia. Durante a Robótica 2024 é a maior competição do segmento da América Latina e conta com robôs que tiram lixo e jogam bola, entre outros funcionalidades.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O evento começou no dia 12 e segue até domingo (17), no Centro de Convenções de Goiânia, no Centro. A entrada é gratuita. Competidores de todos os estados brasileiros e de Portugal, China, Alemanha e Rússia participam da Robótica 2024 de forma presencial ou remota.
O Robótica 2024 é promovido pela RoboCup Brasil, organizado pela Universidade Federal de Goiás e patrocinado pelo governo do estado. A programação conta com competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA). De acordo com a organização, mais de 500 instituições do Brasil e de outros países participam do evento.
Dentro da programação do Robótica 2024 é realizada a Competição Brasileira de Robótica Petrobras (CBR Petrobras). Na disputa, robôs desenvolvidos por estudantes de nível fundamental, médio e superior são desafiados a realizar tarefas do cotidiano sem nenhuma interferência humana. Entre as 16 categorias disputadas estão o futebol de robôs, robôs de serviços domésticos e drones autônomos.
“Se você precisa que o robô pregue alguma coisa, que tire o lixo para fora de casa, que receba pessoas na casa, essa é a ideia do robô Boris”, contou o engenheiro de automação Jardel dos Santos, que levou o robô para a competição.
A estudante Dálet Santana, explicou como funciona um robô que compete na categoria de futebol.
“A gente só dá o play e ele já faz o jogo dele. Ele sabe que ele é o artilheiro, por exemplo. Então, ele tem que pegar a bola e chutar no gol. O goleiro sabe que tem que defender, então, quando ele vê a bola, já se joga no chão”, detalhou a estudante.
A tecnologia levada ao evento também pode contribuir para realizar tarefas na indústria e no comércio, como é o caso do drone desenvolvido pela equipe do estudante Yago Ximenes. O robô é capaz de ler códigos em prateleiras e identificar objetos de forma autônoma.
Robôs jogando futebol
Divulgação/UFG
“A gente executa várias tarefas que são pré-determinadas pela competição. Nessa arena, temos que fazer a leitura de QR codes, identificar umas bases que são reposicionadas aleatoriamente, carregar objetos e uma outra de reconhecimento de gestos, que é controlar o drone usando o movimento da mão”, relatou Yago.
A Robótica 2024 conta ainda com mostras de robôs, concursos de teses e dissertações, workshops e simpósios.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás