19 de setembro de 2024

Prefeita de Bauru registra boletim de ocorrência contra veiculação de deepfake com seu rosto sobre corpo nu

Suéllen Rosim, que também é candidata à reeleição, classificou a atitude como ‘criminosa’ e ‘repugnante’ e lembrou episódios sofridos de racismo e machismo durante as eleições municipais de 2020. Suéllen Rosim é prefeita de Bauru (SP)
Reprodução/TV TEM
A prefeita de Bauru (SP) e candidata à reeleição, Suéllen Rosim (PSD), registrou um boletim de ocorrência, na tarde de quarta-feira (18), após a veiculação de fotomontagens deepfake com seu rosto sobre o corpo de uma mulher nua. A Polícia Civil investiga a autoria das imagens.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, a imagem circula pelo WhatsApp com a mensagem “Encaminhada com frequência”, o que significa que já teve grande repercussão na rede social.
Segundo o registro, a montagem, à qual o g1 não teve acesso, foi submetida pelas equipes policiais à ferramenta “AI or Not?”, que concluiu que a mídia foi gerada por meio de Inteligência Artificial.
Entenda o que é deepfake e como ele é usado para distorcer realidade
Em nota à imprensa, a candidata disse que considera a atitude “criminosa e repugnante, coisa de gente mau caráter” e que espera que os responsáveis sejam punidos. Na nota, Suéllen ainda relembrou outros casos em que foi vítima de preconceito por ser mulher e negra.
“Já fui desrespeitada outras vezes, seja com montagens maliciosas, seja com falas do tipo ‘ninfeta no prostíbulo’, ‘vassala’, ‘vagabunda’, que ‘Bauru seria governada da senzala’, entre tantas outras injúrias. Não posso admitir esse tipo de ataque, que revela o que nós, mulheres públicas, seja na política, seja em outras áreas de destaque, sofremos pelo simples fato de sermos mulheres”, diz a nota.
G1 Explica: Deepfake
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias