Aniversário não tem programação especial neste sábado (28). Prefeitura organizou uma solenidade com a presença de autoridades e a execução do hino oficial pela banda da Polícia Militar. Convidados acompanham solenidade em comemoração ao aniversário de Rio Branco
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
Cento e quarenta e dois anos! Rio Branco está em festa neste sábado (28) por mais um aniversário. Sem uma programação especial e nem bolo, a celebração pela data se resume a uma solenidade organizada na Praça da Revolução, no Centro da capital, com a presença de autoridades e a execução do hino oficial.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Pela primeira vez na história, a capital tem um hino oficial, escolhido em um concurso que contou com a participação de diversos compositores e artistas locais. O g1 conversou com os compositores vencedores e contou um pouco sobre o processo de criação. Confira aqui.
Conheça o hino oficial de Rio Branco (AC)
À Rede Amazônica Acre, o prefeito Tião Bocalom destacou a importância do momento, que a capital passa a comemorar os aniversários com o hino oficial.
“Fiquei até surpreso quando cheguei aqui para ser prefeito da nossa capital e ver que um dos símbolos do município não existia, que era o hino. Então, graças a Deus, pela primeira vez, aos 142 anos, Rio Branco comemora mais um ano de vida com o seu hino oficial”, disse o gestor.
LEIA MAIS:
Rio Branco 142: Capital do Acre celebra aniversário com hino oficial pela 1ª vez na história; conheça os compositores
Saiba como Rio Branco ganhou a ‘disputa’ com outro município e virou a capital do Acre
Banda da Polícia Militar executa hino de Rio Branco em solenidade dos 142 anos da cidade
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
Aniversário de 142 anos
A capital acreana foi fundada por Neutel Maia em 28 de dezembro de 1882. Na época, o local rapidamente se tornou um porto comercial e trouxe a urbanização para o seringal. Foi palco das maiores disputas da Revolução Acreana em 1902, na luta por tornar o Acre um território independente.
Entre 1904 e 1912 existiam na região três departamentos: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá. A partir de 1910, o Alto Juruá foi dividido em dois, o Juruá e Alto Tarauacá. Com isso, cada departamento tinha sua própria capital.
FOTOS: Confira fotos históricas de Rio Branco, capital do Acre
Quando o território foi anexado ao Brasil, a cidade mudou de nome para Vila Rio Branco e virou a capital apenas do Departamento do Alto Acre. Na época, Sena Madureira era preparada para ser a capital do estado por conta da localização geográfica. Porém, peso político de Rio Branco falou mais alto e, a partir de 1920, Rio Branco passou a ser a capital do Acre.
Por muito tempo foi comemorado o aniversário da cidade no dia 13 de junho. Isso porque, por muito tempo, se considerou a criação da cidade pela data em que foi criada Penápolis.
Existiam três teorias sobre a data do aniversário da cidade.
Aniversário a partir da criação do seringal Volta da Empreza
7 de setembro de 1904, da criação da Vila Rio Branco
13 de junho de 1909, quando foi criada a cidade de Penápolis.
Colaborou o repórter Júnior Andrade, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre