Moradores do município relataram tentativa de fuga e disseram que internos tocaram fogo em colchões. Vídeo mostra fogo e fumaça na unidade da Funase de Timbaúba
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o que seria uma tentativa de fuga de reeducandos da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na noite de quarta-feira (30). Nas imagens é possível ver fumaça e fogo dentro da unidade e ouvir gritos e explosões. Noutro vídeo ao qual o g1 teve acesso, várias viaturas da Polícia Militar aparecem paradas em frente ao local.
Segundo moradores do município entrevistados pelo g1 e que pediram para não ser identificados, por volta das 20h de quarta os internos colocaram fogo em colchões e quebraram objetos dentro da unidade, no que seria uma tentativa de fuga.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Ainda segundo os moradores, depois de algum tempo, chegaram ao local viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e foram ouvidos barulhos de tiros.
Questionada sobre a ocorrência e sobre se houve fuga de internos, a assessoria de comunicação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) disse que se pronunciaria apenas por meio de nota, na qual chamou de “intercorrência” o que aconteceu no Case de Timbaúba, sem esclarecer o que de fato ocorreu na unidade.
“A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) informa que registrou, na noite desta quarta-feira (30), uma intercorrência no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba. A situação foi controlada pela equipe da unidade com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, não havendo nenhum registro de evasão ou de feridos. A unidade encontra-se normalizada”, diz a nota.
Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba teve ocorrência na noite de quarta (30), com incêndio e sons de tiros
Reprodução/WhatsApp
Histórico de fugas
O Case de Timbaúba tem histórico de rebeliões e fugas desde que foi criado, em 16 de setembro de 2014, com capacidade para 84 adolescentes.
Em 2022, um adolescente morreu e 12 fugiram durante motim na unidade. Os internos atearam fogo em colchões colocados no portão de entrada, para dificultar o trabalho dos agentes socioeducativos
Em 2019, cinco adolescentes conseguiram fugir da mesma unidade após uma confusão.
Em 2018, foram duas fugas. Na primeira, foram 12 fugitivos. Na segunda, 21 internos quebraram cadeados de proteção e escaparam pela porta de entrada da unidade.
Em 2016, três jovens infratores morreram num motim ocorrido também no Case de Timbaúba. Além dele, oito adolescentes ficaram feridos na época.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias